Como estara o mercado imobiliario apartir de 2014?

Respondendo pergunta:

 O que acha que acontecerá no  mercado imobiliário a partir de  2014 ?

Resposta : Senhor Manoel, passaremos nossas observações que podem estar equivocadas.

Analisando o mercado pode se verificar um decréscimo em novos lançamentos imobiliários e uma desaceleração nos preços dos imóveis, algumas pesquisas confirmam esta tendência, acreditamos que a tendência seja desaceleração nos preços e diminuição dos lançamentos.  

 

Pesquisa ZAP:

...”São Paulo – O preço médio do metro quadrado dos imóveis à venda no Brasil subiu 0,8% em janeiro, segundo o Índice FipeZap Ampliado. Em São Paulo, o aumento foi de apenas 0,7%, menor alta mensal de toda a série histórica, iniciada em 2008.

 

De acordo com o relatório do Índice, os preços dos imóveis anunciados começam o ano em desaceleração, com alta de 13,5% em 12 meses.

 

Em dezembro, a alta no preço médio dos imóveis foi de 1,0%, e o acumulado em 12 meses foi de 13,7%. Em janeiro de 2013, a alta mensal havia sido de 0,9%.

 

Ainda de acordo com o relatório, em seis cidades a alta de janeiro foi inferior à inflação pelo IPCA estimada para o mês, de 0,72%.

 

Além de São Paulo, Brasília, por exemplo, teve retração de preços (-0,3%). Já Curitiba, que ao longo do ano passado foi uma das cidades que puxou o Índice FipeZap para cima (tanto que acumula alta de 36,6% nos últimos 12 meses), teve valorização de apenas 0,3%.)...”

 

Sobre uma possível bolha imobiliária eu acredito que ela já estourou, o Brasileiro não tem a cultura de financiamento da casa própria e desde 2008 o que se verifica é que o mercado imobiliário cresceu rapidamente, baseado em financiamento de alienação fiduciária, muitas pessoas se endividaram sem a devida noção desta divida a longo prazo. O que em termos jurídicos  implica em retomada no caso de uma prestação em atraso , retomada rápida por meio administrativo via cartório de notas, o que notamos é que o numero de pessoas com prestação em atraso infelizmente deva aumentar na proporção do desaquecimento da economia e que unidades vendidas em alienação fiduciária sejam oferecidas mais e mais em leilões. Se reparem nos anúncios de jornais de grande circulação verificarão que já é uma realidade.  

 

O que acontece em um cenário de economia mais desaquecida, pós copa  do mundo e pós olimpíadas e  que aumentará ainda mais os imóveis tomados pelas construtoras e levados a leilão , que poderão ser  arrematado inclusive por 40% do preço do mercado,  o que acarreta uma reavaliação de valores de imóveis.

Portanto, a meu ver a bolha já esta estourada , mas no Brasil existe uma certa tendência a pintar uma realidade de alice em primeiro momento e alguns conseguem assim retirar seus lucros no investimento.

 

Acredito que o numero de ações direcionadas a discutir as regras da alienação fiduciária deva aumentar, uma vez que este tipo de financiamento acaba colocando em desvantagem o consumidor na hora em que ocorre a inadimplência.

 

Existe um grande numero de construtoras endividadas que estão já oferecendo imóveis oferecidos em um sistema de outlet, com 40% de desconto no valor do mercado, o que indica que as construtoras mesmo com o financiamento da casa própria não estão desovando estoques em mercado pré- copa e pre olimpíada.

 

Portanto, acredito que não seja uma clássica bolha de imóveis mais sim um sistema que tem uma bolha estourada e quem vem resolvendo se comportar como se ela não tivesse estourado, quando  na realidade ela já estourou e o  preços já estão caindo e cairão ainda mais após copa e olimpíadas. E a oferta de imóveis tenderão a aumentar ainda mais o que implica em diminuição de valor.

 

Esta é uma opinião particular de quem atua no mercado , portanto aconselho ao senhor pesquisar sobre o assunto. Relatamos apenas o que estamos notando.  

Espero ter respondido a pergunta grande abraço ,

 

Luiza Santelli Mestieri Duckworth

 




Comentários
Fazer um comentário
Post sem Comentários
Seja o primeiro.


Voltar ao Artigo
Deixe um Comentário
   Todos os campos são obrigatório

Leilao de imoveis já O direito imobiliario
   © 2017 - MD DIREITO.

RUA HENRIQUE SCHAUMANN, 286 - CJ 104 - Pinheiros / CEP:05413-010 | Tel:(11) 2389.2212


Av. Dr. Pedro Lessa, 1920, CJ 76, Santos - SP / CEP 11025-002 | Tel.: (13) 3385-6583



Criar Loja Virtual Grátis